quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ray Charles

Ray Charles Robinson, considerado um dos maiores génios da música afro-americana, nasceu em Albany no dia 23 de Setembro de 1930, foi um pianista, cantor de música soul e um dos principais responsáveis pela introdução do ritmo gospel nas músicas de R&B.

Ray Charles, não era cego de nascença, a sua visão começou a deteriorar-se a partir dos 5 anos de idade, até aos 7 anos, onde a perdeu completamente. Charles nunca soube ao certo a causa do seu problema, apesar de que há fontes que sugerem que a sua cegueira foi fruto de um glaucoma, outras adiantam que Ray começou a perder a visão devido a uma infecção causada pela água com sabão, que não foi devidamente tratada e evoluiu.

Ele frequentou a Escola para Cegos e Surdos de St Augustine, na Flórida. Enquanto lá esteve, aprendeu a escrever música e a tocar vários instrumentos musicais, onde desenvolveu o seu dom, pelo qual ainda hoje é conhecido e relembrado. Na escola apenas aprendeu música clássica, mas queria tocar aquela música que na altura ouvia no rádio, jazz e blues. Depois da morte dos seus pais, Ray não voltou à escola, mudando-se para Jacksonville, onde durante um ano tocou com outras bandas no Ritz Theatre, ganhando 4$ por noite. Mudou-se então para Orlando e depois para Tampa, onde começou a tocar com uma banda chamada de “Flórida Playboys”, foi nessa altura que começou a ganhar a sua reputação de tocar com óculos de sol.

Quando houve a explosão musical com o Rock&Roll de Elvis Presley em 1955, Ray Charles agarrou a sua oportunidade lançando sucessos como I Got a Woman" (gravada depois por Elvis), "Talkin about You", "What I'd Say", "Litle girl of Mine", "Hit the Road Jack", entre outros, que continham uma mistura de R&B com gospel, dando origem ao aparecimento da música soul dos anos 60, o que o tornou numa grande referência do pop afro-americano.
Embora tenha sempre mantido a sua relação com a música soul, nunca manteve sempre o mesmo género musical, gravou baladas românticas, teve uma passagem pelo jazz e pelas músicas mais comuns nos EUA. Entre seus sucessos históricos desta fase estão canções como "Unchain My Heart", "Ruby", "Cry Me a River", "Georgia on My Mind" e baladas country tais como "Sweet Memories", e seu maior sucesso comercial, "I Can't Stop Loving You", de 1962.

No ano de 1965 Charles foi preso por posse de heroína, droga essa pela qual foi viciado durante quase 20 anos. Essa foi a sua terceira acusação, pela que conseguiu livrar-se da cadeia ao dar entrada numa clínica de reabilitação em LA.
Ray Charles apenas se casou duas vezes, mas teve 12 filhos de 7 mulheres diferentes, justificando então a sua reputação de mulherengo.
Durante o final dos anos ’60 e na década de ’70 os seus lançamentos foram considerados grandes êxitos e atingiram topos da tabela. A sua versão de “Georgia on My Mind” foi proclamada de canção do estado da Geórgia. Outro sucesso estrondoso foi a sua versão de “America the Beautiful”.

Viu a sua vida retratada no filme “Ray”, protagonizado por Jamie Foxx que ganhou em 2005 o prémio de melhor actor principal com a sua prestação no papel de Charles.

Ray Charles faleceu com 73 anos, no dia 10 de Junho de 2004 na sua casa em Beverly Hills, vítima de uma doença de fígado. Em toda a sua carreira Ray Charles Robinson arrecadou 17 Grammy’s, foi dos primeiros a entrar na Georgia State Music Hall of Fame, em 1981 foi-lhe dado o direito a ter uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood, foi também das primeiras pessoas a entrar na Rock and Roll Hall of Fame, no ano da sua inauguração em 1986, recebeu o Kennedy Center Honors também em ’86, em ’87 foi premiado com o Grammy Lifetime Achievement Award. No ano de 1991 foi induzido ao Rythm&Blues Foundation, em ’98 foi premiado com o Polar Music Prize.
Já em 2004 foi induzido no Jazz Hall of Fame e também foi considerado pela Rolling Stone Magazine como número 10 na lista dos 100 melhores artistas de todos os tempos.
No dia 7 de Dezembro de 2007 foi inaugurada a Ray Charles Plaza, na sua terra natal de Albany-Geórgia, onde no centro se encontra uma estátua de bronze de Charles, a tocar piano.

Sem comentários:

Enviar um comentário