quinta-feira, 14 de maio de 2009

Braille, a história.


Braille é uma forma de leitura, inventada por um homem francês de nome Louis Braille, na qual as mãos tomam o lugar dos olhos para ler.
Braille ficou cego desde tenra idade (3 anos). Alguns anos mais tarde, este entrou no Instituto de Cegos para Paris, e com 18 anos tornou-se professor desse mesmo instituto. Este tendo ouvido falar de uma história peculiar acerca de um sistema de pontos e buracos inventado com o intuito de ler mensagens durante a noite em locais que poderiam ser perigosos sob a influência da luz.
Então Braille, com algumas adaptações, publicou este sistema em 1829.
O Braille é um alfabeto normal distinguido pelo tacto, sendo que os seus caracteres são representados por pontos em relevo/salientes. Em 6 pontos salientes, são feitas 63 combinações que podem ter varias representações, tais como letras simples, acentuadas, algarismos, notas musicais, sinais de álgebra e pontuações.
O inventor deste sistema de leitura morre então, em 1852, vítima de tuberculose. O ano da sua morte representa também a oficialização deste método na Europa e na América.
Uma curiosidade acerca das pessoas cegas experientes na arte de ler Braille, é o facto de poderem ler até 200 palavras por minuto.

Sem comentários:

Enviar um comentário