quinta-feira, 14 de maio de 2009

Bowling

O Bowling para cegos ou para indivíduos cuja visibilidade é reduzida não é, no entanto, tão antigo, mas sim um jogo recente. A primeira vez que um invisual praticou esta modalidade foi na Alemanha e na antiga Jugoslávia nos anos ’60. Nos finais dos anos ’70, o desporto espalhou-se então na região onde era a Checoslóváquia até ao final dos anos ’80 onde se estendeu para muitos outros países europeus.
Na altura, os ‘bowlers’ competiam separadamente, pois eram divididos em categorias: cegos e amblíopes.
A primeira competição internacional, a ‘Slovak Crystal Cup’, teve lugar no ano de 1996, na Eslováquia, onde competiram seis países e os ‘bowlers’ concordaram em participar seguindo um único conjunto de regras internacionais e em adoptar o sistema de classificação visual da Federação Internacional de Desporto para Invisuais (International Blind Sports Federation – IBSA), cujas categorias são: B1, B2 e B3.

Regras
Neste jogo, cada jogador deve lançar 120 bolas em quatro corredores (trinta bolas por corredor) com todos os pinos levantados. Existem equipas masculinas e femininas. Nos eventos masculinos, as equipas são compostas por dois elementos de cada categoria, B1, B2 e B3, enquanto que nos eventos femininos, as equipas são compostas apenas por uma jogadora de cada categoria. Os ‘bowlers’ que pertençam às categorias B1 e B2 necessitam de um assistente na pista para lhe passar a bola que irão jogar e para lhes dar indicações orais.


Jogadores de classe B3, podem ter também um treinador ou assistente sentados atrás dele para lhe dar ajuda, mas têm de ir buscar as bolas ao local indicado sem qualquer ajuda. Todos eles, antes de jog ar, são normalmente colocados, com a ajuda do assistente no local onde os lançamentos serão feitos, e posicionados conforme preferirem executar os seus lançamentos.

Os resultados de todos os jogadores são contados e incluídos na pontuação final da equipa, onde vence aquela cujo número de pinos derrubados durante toda a partida é maior. Os resultados individuais de cada jogador também são tomados em consideração e dão direito a qualificação para as finais individuais de cada categoria, onde só participarão os 8 melhores de cada uma, no caso das provas masculinas, e 4 mulheres de cada categoria, no caso das provas femininas.
Os resultados da eliminatória qualificativa (120 lançamentos), e a final (120 lançamentos) são somados e o vencedor é o jogador que derrubar mais pinos.


Sem comentários:

Enviar um comentário