quinta-feira, 14 de maio de 2009

Futebol

Uma das modalidades praticadas pelas pessoas com deficiência visual é o futebol. é uma adaptação do futebol de salão, mas com jogadores invisuais, quatro de linha e um guarda-redes, sendo este o único que vê.
Os jogadores usam vendas nos olhos para que seja garantida a justiça, sendo que pode haver diferentes níveis de deficiência visual. A audição é o único sentido de orientação para os jogadores dentro de campo.
Como no futebol de 11, os jogadores podem criar jogadas entre si, mas o mais comum é conduzir a bola através de um jogador até ao jogador que esteja mais perto da baliza.
Estando a bola em jogo, os jogadores são obrigados a avisar que vão disputar a bola para, assim, diminuir a possibilidade de choque entre eles. Sendo assim, gritam “vou”, “eu” ou “fui”, evitando faltas técnicas e lesões. Também como em qualquer jogo de futebol, pode haver lances duvidosos, em que o árbitro tem que intervir.
O árbitro tem o papel de avaliar a intenção de um jogador que derruba o adversário (fazendo, assim, falta), quando a bola bate na mão acontece o mesmo, avaliando se o jogador levou vantagem ou não. estas são as reclamações mais comuns sobre os árbitros.


Detalhes técnicos:
- Com o intuito de orientar os jogadores, a bola possui um guizo que produz som.
- Deve haver silêncio por parte do público, para evitar confundir os jogadores, podendo assim ouvir onde se encontra a bola através do barulho do guizo.
- O treinador tem uma área delimitada para trabalhar, fica atrás da baliza do adversário para orientar os jogadores durante o ataque. Existe ainda o técnico, a quem cabe a orientação feita no meio campo.
- Há duas áreas: a maior tem as medidas normais do futsal e a menor tem 2 metros para a frente da baliza e 1 metro para cada lado das traves, sendo estas as delimitações da área de actuação do guarda-redes. Se o guarda-redes tocar na bola fora da área, é livre directo.
- O espaço de jogo é delimitado pelas laterais do campo com 1,20m.
- O guarda-redes não tem deficiência visual orientando assim os jogadores na defesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário