quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ciclismo Tandem


Esta modalidade é praticada por deficientes visuais e difere do ciclismo olímpico porque é realizada com duas pessoas na bicicleta, o guia e o atleta.

As três categorias invisuais (B1, B2 e B3) competem juntas em corridas na estrada, quer seja em competições com a duração de 1 dia, ou por etapas que duram vários dias (como acontece com o ciclismo normal). Os homens competem em corridas, cujas distâncias podem varirar entre 100 até 135km, em circuitos que possuem entre 5 a 10km e são percorridos por voltas, ou então percorrendo distâncias entre duas cidades. As mulheres competem em eventos semelhantes, mas em distâncias mais curtas (por volta de 50 a 70km).


Na categoria mista (composta por um homem e uma mulher juntos), as distâncias podem variar entre 60 a 85km. Existem também as típicas provas de Contra-relógio para participantes individuais ou para equipas compostas por 3 tandems para os homens onde as distâncias percorridas são as adequadas para cada categoria.

Há também as competições feitas em espaços cobertos, onde são feitos os eventos da União Internacional de Ciclismo que podem ser:
· O sprint, onde dois tantems competem em velocidade de 1km;
· A perseguição individual, que é feita em 4km para os homens e 3km para as mulheres;
· O contra-relógio, dividido em equipas mistas (1km) ou femininas (500m)

Para homens, também há um evento de perseguição, conhecida como perseguição olímpica, onde duas equipas de 3 tandems competem numa distância de 4km.

Sem comentários:

Enviar um comentário